A Superintendente das PPPs do Estado do Piauí, Viviane Moura, o Presidente Alzir Neto e Rafael Maschio, representantes da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (APROSOJA), se reuniram no último dia (9) para falar sobre as possibilidades de solução para resolver a demanda da infraestrutura rodoviária do sul do Piauí. Na visão da APROSOJA, as rodovias 397 e 392 são importantes para solucionar o problema do escoamento da produção no Sul do Estado. Eles afirmaram que a falta de infraestrutura adequada das rodovias estaduais, atrasam e oneram o transporte da safra . Os produtores e o Governo do Estado buscam uma solução para desonerar os custos causados pelos problemas do tráfego nas estradas.
A Superintendente Viviane Moura pontou que o governo do Estado já trabalha com modelagens que podem ajudar a minimizar os desafios relacionados ao modal de transporte rodoviário na região sul. “ Uma delas é uma empresa privada assumir a construção, operação e manutenção, através de Parceria Público Privada, da rodovia Transcerrados [PI-397].”
Uma outra sugestão apresentada é “criar uma sociedade de propósitos específicos para que o governo, em parceria com o setor privado, em especial os produtores, implantem a rodovia 392” explicou Alzir Neto, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (APROSOJA-PI).
Alzir reforçou que o maior problema para os produtores é a falta de infraestrutura de estradas. “Que nos onera tremendamente. Estamos falando fundamentalmente de rodovias. O transporte por elas atrasam e oneram, trazem um custo muito alto pro nosso produto. Então, temos uma produção bastante competente para conseguir romper ainda mais essa barreira e esse custo maior. São rodovias intrafegáveis, que boa parte das empresas de transporte não querem mais ir e aí acabamos tendo um custo a mais quando vamos atender determinada região no Piauí, é como se eles cobrassem bandeira 2 para fazer o transporte”, explicou.