O workshop contou com a presença e palestras dos principais experts do setor em todo o país. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Leonardo Sette Cintra, além de técnicos representantes da Prefeitura de Palmas (Secretaria Extraordinária de Captação de Recursos e Energias Sustentáveis).
O estado do Piauí possui atualmente a maior usina de energia solar da América do Sul e está em implantação no estado a maior da América Latina, O Piauí produz hoje 352 MW de energia solar com fator de irradiação de 5 Kwh/m².
Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que representa e promove o setor fotovoltaico no Brasil e no exterior apresentou a experiência da entidade e ranking mundial e nacional de produção de energia limpa. O Brasil está posicionado em 10º lugar no levantamento da associação, e está desde 2017 bem colocado como potência de geração de energia solar.
A Industria Fotoelétrica do Brasil foi representada pelo diretor-presidente da Balfar Solar, Dr. Antônio Bárbara que abordou a importância de o país investir também na fabricação de células fotovoltaicas. “Existe uma busca por materiais e processos sustentáveis, e a entrada desses produtos e métodos na indústria já tem mercado pelo impacto econômico que os investimentos em energia limpa tem gerado”, disse durante palestra.
Joseph Madeira, diretor/presidente do Grupo Jorima afirmou que evento realizado nesta quarta-feira, 28, tem grande importância não apenas para a empresa, mas também para o estado do Tocantins. “O grupo Jorima inaugura uma nova etapa da sua caminhada empresarial, sempre com o propósito de contribuir, construir e fazer a diferença. Somos comprometidos com a qualidade, sobretudo com a excelência dentro de nossa atuação no mercado, somos apaixonados pelo que fazemos”. Disse ao fazer o encerramento do workshop oferecido pelo Grupo.