A internet está sendo instalada em órgãos da administração pública estadual
O Estado investe, por meio da parceria com o setor privado, na implantação de uma rede de fibra óptica que ligará o Piauí de Norte a Sul e trará maior celeridade e eficiência à Administração Pública. É o Piauí Conectado, que instalou e colocou em funcionamento 132 pontos de internet em Teresina apenas no último mês.
Já são 155 pontos de internet, com velocidade mínima de 30mb, em funcionamento em Campo Maior e Teresina. Eles estão sendo implantados em escolas, delegacias, secretarias, na Universidade Estadual do Piauí e em órgãos da administração pública estadual. A previsão é de que nas próximas semanas mais 60 pontos sejam instalados e colocados à disposição do Estado.
“Estamos falando de internet de qualidade, com velocidade mínima de 30mb. Isso trará um benefício direto à população, que contará com serviços de saúde, segurança e educação, por exemplo, mais rápidos e eficientes. Além disso, as pessoas contarão com wi-fi liberado em praças públicas, promovendo a inclusão digital”, comenta Viviane Moura, superintendente de parcerias e concessões do Estado.
Cerca de 32% dos pontos instalados até o momento estão localizados em escolas da rede pública estadual. Segundo o secretário de estado da educação, Ellen Gera, o Piauí Conectado possibilitará a integração de todas as unidades escolares do Estado à Secretaria de Educação, o acesso aos sistemas administrativos e auxiliará no desenvolvimento das atividades pedagógicas.
“Hoje a demanda de conectividade das escolas é urgente. Toda a parte de sistema administrativo da secretaria se dá de forma online e a gente necessita da conexão de todas as escolas, gerências regionais e da própria secretaria para ter a integração dos dados pedagógicos e dos dados administrativos. Além disso, as escolas têm uma demanda de conectividade em relação aos sistemas nacionais, por exemplo o Educacenso, que é um sistema muito importante e que todo ano as escolas precisam prestar uma série de informações ao governo federal por meio dessa plataforma”, explica o secretário.
O gestor comenta que, atualmente, os alunos da rede estadual têm acesso a uma plataforma de mediação tecnológica, com aulas via satélite, e material de apoio publicado em um ambiente virtual de aprendizagem. “Por meio da conexão, os alunos, professores, coordenadores e pedagogos podem ter acesso a uma plataforma de material alternativo, extra, para colaborar com o trabalho que é feito em sala de aula”, disse Ellen Gera, acrescentando que a internet fornecida pelo Piauí Conectado também será disponibilizada aos alunos por meio dos laboratórios de informática, presentes nas escolas do estado, permitindo a pesquisa e outras atividades pedagógicas.
A parceria público-privada prevê a implantação de cinco mil quilômetros de fibra óptica em 96 cidades piauienses, atendendo a 80% da população. Em dois anos, serão instalados 1.500 pontos de acesso, que beneficiarão a população por meio dos serviços oferecidos pelo Estado e das redes gratuitas de wifi, que serão instaladas em praças públicas.
Por: Ravenna Araújo