A Piauí Conectado é mais do que um suporte para a conexão no Estado através de parceria público-privada (PPP). É também transformação social e geração de empregos. Rildo da Silva Oliveira, por exemplo, perdeu os empregos de professor de informática com a pandemia da Covid-19. Mas após fazer um dos cursos, um novo emprego apareceu e ele pôde se reinserir no mercado de trabalho.
Rildo fez o curso de CCNA 1, da Cisco, oferecido pela concessionária, que é regulada pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc-PI). “Eu entendia o mínimo, mas me candidatei à vaga de emprego e, durante a entrevista, expliquei que estava inscrito no curso oferecido pela Piauí Conectado. Acabaram me dando essa chance”, revela.
O ex-professor de informática se adaptou e tirou de letra o novo desafio. Agora, ele já faz o segundo módulo da formação, que é o CCNA2. “Meu primeiro mês de trabalho foi de estudo puro. Comecei realmente a ler e fazer tudo o que tinha feito no curso. Vi outros colegas dizendo que conseguiram emprego por causa do certificado da Cisco, mas eu consegui o emprego pelo que eu aprendi no curso, tive que mostrar que eu realmente sabia fazer aquele trabalho e estou lá até hoje”, relata.
Muitas oportunidades
Rildo da Silva Oliveira está no caminho certo. Com a retomada da economia, o mercado de trabalho voltou a crescer. E a área de tecnologia está cada vez mais em alta. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação (Brasscom), há mais vagas do que profissionais qualificados e estima-se que serão abertas cerca de 290 mil novas oportunidades de emprego até 2024.
A Academia Cisco da Piauí Conectado já transformou a realidade de mais de 5 mil pessoas com os cursos gratuitos e 100% on-line. Outra que se deu bem foi Cristiane Ribeiro, de 18 anos, que está de olho nas oportunidades.
A jovem mal saiu do ensino médio, onde concluiu os estudos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Paulo Ferraz e já é estagiária da Piauí Conectado. “Como quero seguir na área, pois quero cursar Ciências da Computação, este material foi excelente. Abriu novas perspectivas e pude desmistificar muita coisa. O curso realmente agrega muito e estou contente em ter terminado. Foi trabalhoso, mas no final, valeu à pena”, reconhece Cristiane.
Gestão com compromisso
Para a coordenadora do programa, Charlene Queiroz, os dados reforçam a necessidade de qualificação na área de tecnologia. “Faltam profissionais para preencher vagas no setor de tecnologia da informação. E esse déficit acontece pela ausência de qualificação dos candidatos. E foi pensando nisso que, há quase dois anos, decidimos, em parceria com a Cisco, promover a inclusão digital aos piauienses, contribuindo para a contratação de milhares de pessoas”, explica.
Viviane Moura, superintendente de PPP Piauí, conta que esse é um processo importante porque forma pessoas de ação transformadora. “Pessoas preparadas para um mundo cada vez mais digital e conectado é muito necessário. Esses profissionais merecem nosso respeito e empenho para que possam entregar ainda mais resultado à sociedade”, considera.
Emerson Silva, superintendente da Piauí Conectado, afirma que o projeto engrandece os profissionais e o mercado. “Eles são privilegiados por participar do curso. Desejo muito sucesso a todos que concluíram. Agora a ideia é que eles possam ser semeadores desse projeto transformador”, analisa.
Além dos cursos de Redes, a Academia Cisco também oferta cursos básicos, voltados para qualquer pessoa que deseja adquirir conhecimento na área de tecnologia. São eles: Introdução ao Mundo Digital, Introdução à Internet das Coisas, Linux, Introdução à Segurança Cibernética e Fundamentos de Cibersegurança. Para saber mais sobre os cursos e fazer a inscrição, basta acessar o site www.piauiconectado.com.br, na seção cursos.