A PPP oferece internet gratuita em pontos estratégicos das cidades para garantir que todos os piauienses tenham a oportunidade de acessar a rede.
Além da rede de internet banda larga e infraestrutura tecnológica implantada nos órgãos estaduais, a PPP Piauí Conectado também disponibiliza internet livre nos principais espaços públicos dos municípios piauienses. Em 2022, esses 214 Pontos de Acesso Público (PAP) já contabilizaram um milhão de acessos. A rede de Wi-Fi livre está disponível 24 horas por dia e oferece uma melhor experiência de acesso, suportando a conexão de vários dispositivos em uma mesma rede, sem perder o velocidade.
A Piauí Conectado, resultado da primeira Parceria Público Privada (PPP) de telecomunicações do país, já levou acesso à internet banda larga para 170 municípios, beneficiando 2,92 milhões de piauienses. Até o final de 2022 o estado ficará 100% conectado, com o número de pontos de Wi-Fi livre chegando a 400, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população. Para saber onde estão localizados os pontos de acesso à internet em cada município, basta acessar o site https://www.piauiconectado.com.br/wifi-livre.
"Nossa internet da Piauí Conectado atingiu a marca de um milhão de acessos nos pontos de Wi-Fi livre. Isso significa que a população foi até as praças e conseguiu acessar informação, por causa da nossa PPP. Isso é democratização da internet, universalização do acesso e transformação social", comenta a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.
O caso da Piauí Conectado se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento, descentralizando o acesso à internet dos grandes centros urbanos e levando inclusão digital para cidades de menor porte. O Piauí possui, em sua maioria, cidades com baixa população, com menos de 50 mil habitantes, muitas delas inferior a 10 mil, o que dificulta que esses municípios tenham condições de sozinhos atrair investidores para construção de uma infraestrutura de internet adequada e eficaz. Ao sanar esta dificuldade e promover a expansão da internet no estado, a PPP aumentou a quantidade dos acessos à rede.
Em apenas três anos de atuação, o projeto já se tornou um forte indutor para o crescimento e modernização do mercado de internet voltado ao usuário final. Como reflexos de todo esse trabalho, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Estado já ocupa o 3º lugar no ranking de uso de fibra óptica, com 69% da conexão de internet feita por meio dessa tecnologia. O Piauí também foi o estado do Nordeste que mais avançou em números de acessos à internet banda larga, com crescimento de 23,06% em 2020, em comparação a 2019. Segundo estudo realizado pelas plataformas Melhor Plano e Melhor Conexão, o Piauí se destaca como sendo o estado com maior velocidade de conexão banda larga do Brasil.