O governador Wellington Dias e a superintendente de parcerias e concessões, Viviane Moura, participaram, nessa terça-feira (18), em São Paulo, de uma importante agenda para atração de investimentos internacionais para o Piauí. O chefe do Executivo piauiense se reuniu com executivos do Banco de Investimentos do Brasil Haitong, instituição que se propõe a apresentar a investidores chineses, oportunidades de negócios em diferentes áreas no estado. O banco apoia empresas que já atuam no Piauí, como a CGN Energia Eólica, que possui investimentos em Lagoa do Barro, Queimada Nova e São João do Piauí.
“O desafio é trabalhar e estudar as principais carteiras nas áreas de investimentos em energias eólica, solar, hidrelétrica e infraestrutura. Pelo fato do Piauí estar no Matopiba, já tem investidores da China que, segundo eles, despertam grande interesse”, explicou o governador.
Dias destacou a prospecção de investidores para PPPs (Parcerias Público-Privadas). Conhecendo o perfil dos investidores asiáticos, o Haitong deve selecionar os projetos de maior interesse, inclusive para financiamento. O banco auxiliará o governo na agenda preparatória, para participação do Piauí em um evento de apresentação de portfólio na China, previsto para agosto.
“Há mais de 70 empresas cadastradas para participar do evento, além de agentes executivos do governo chinês, o que é muito interessante pra nós. Existem projetos no programa de PPPs que são de maior relevância com maior valor de impacto de investimento e a gente precisa de investidores tanto com conhecimento técnico no assunto, que é o caso de portos, como também que tenha condições financeiras para fazer aporte de capital”, explicou a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.
O Haitong deve aprofundar o estudo das informações prestadas no encontro com o governo, especialmente sobre as PPPs, avaliando o que é mais atrativo no momento, para apresentar aos investidores. “O objetivo do banco é fazer essa ligação entre China em Brasil, atraindo investidores chineses para olhar os projetos promovidos pelo estado do Piauí, participando na estruturação dessas operações, no sentido de torná-las viáveis e dar efetividade nesses projetos que são importantes para a comunidade”, declarou Alan Fernandes, presidente do Haitong.
Autoria: Redação CCom